Aqui se educam e amam as mais belas e doces CRIANÇAS.

Ensinamos com ternura, envolvemos com carinho e aconchegamos com o que temos de melhor…o coração!


terça-feira, 6 de setembro de 2011

0 comentários

Preparando o início de ano...

Está a aproximar-se a passos largos o regresso, ou a entrada pela primeira vez, das crianças no jardim de infância.

 Por isso aqui ficam alguns conselhos que poderão ser úteis aos pais nesta fase inicial, contribuindo para facilitar este período de adaptação/transição:

Conhecimento prévio

Uma grande parte do sucesso de uma criança pequena no jardim de infância passa por sentir-se confortável e bem acolhida no ambiente escolar. Uma das formas de o conseguir é visitar a sala antes de as atividades começarem, nem que seja por breves instantes. A criança sentir-se-á mais segura e confiante se souber o que a espera antes do primeiro dia. Também é boa ideia conhecer a(s) pessoa(s) que a irá(ão) acompanhar daí em diante (no caso a educadora e assistente), um primeiro contacto que ajudará a quebrar o gelo e poderá ser o ponto de partida para conversas familiares sobre o início das atividades letivas. Conversar com a criança e utilizar os nomes da educadora/assistente nessas conversas com afabilidade, será um passo importante para que estas se tornem mais familiares à criança, com naturalidade e sem dramatismos. Pode ainda ser positivo que ela saiba os nomes dos futuros colegas, ou até contacte com eles. Isso ajudará a que se ambiente entre os seus pares com maior facilidade…

Hábitos de sono…
Uma boa noite de sono é fundamental para que seja bem-sucedida a entrada de uma criança nova no jardim de infância. Mas há que começar bem antes do início das atividades, para que a criança adquira bons hábitos de sono, como deitar-se cedo e ter rotinas consistentes, que lhe permitam prever o que vem a seguir, para que essa hora do dia não se torne um aborrecimento para pais e filhos. Quando não dormem bem, as crianças são mais suscetíveis de reagir mal na hora da despedida dos pais. Se não estiverem devidamente descansadas, não só reagem pior na hora de ficar na escola, como demonstram menor envolvimento nas actividades. Por isso, não permitam que a criança veja TV até tarde, pois uma boa noite de sono é um fator determinante no sucesso escolar.

Vestuário/calçado
Assegurem-se de que preparam a criança com roupa/calçado adequados para brincar. Claro que isso implica que ela se sinta à vontade e até que se suje um pouco, portanto deve usar algo que proteja as suas roupas e que seja lavável, como uma bata, por exemplo. Não é bom que a criança esteja constantemente preocupada se vai sujar-se no decorrer das atividades, pois isso pode condicioná-la a experimentar coisas novas. E é nessas experiências e no divertimento e aprendizagem que proporcionam, que está o cerne das vivências pré-escolares e a sua maior importância.
Rotina diária
Planeiem a vossa rotina diária, saibam o tempo que leva a deslocação até à escola e o tempo necessário aos preparativos matinais. É necessário dar o tempo necessário para levantar, lavar, vestir, tomar o pequeno-almoço e chegar à escola atempadamente. O stress matinal não é nada benéfico, nem para os pais, nem para os filhos. As crianças notam se forem “deixadas à pressa” na escola, por isso tentem ir com o tempo necessário a uma despedida adequada.
Identificação
Sempre que possível identifiquem as coisas do(a) vosso(a) filho(a): mochila, muda de roupa, bata, garrafa de água e outros pertences devem ter o seu nome colocado, para evitar trocas e/ou confusões. Escolham uma mochila com tamanho adequado à criança e à função que vai desempenhar (isto é, que comporte o lanche e tudo o mais que seja necessário transportar) e seja confortável, ou seja, nem demasiado grande, nem demasiado pequena, com um tipo de fecho que permita que a criança consiga abri-la e a fechá-la sozinha.

Hábitos e regras da sala/escola
Informem-se acerca dos hábitos da instituição, por exemplo, quanto às crianças poderem ou não levar brinquedos de casa, ou relativamente à atitude tomada perante comportamentos considerados menos adequados… Isso ajudará a que haja maior sintonia entre a escola e a família, que é uma condição indispensável ao cumprimento de regras e limites por parte da criança.
 

Os Exploradores Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez