Aqui se educam e amam as mais belas e doces CRIANÇAS.

Ensinamos com ternura, envolvemos com carinho e aconchegamos com o que temos de melhor…o coração!


terça-feira, 19 de outubro de 2010


Um início de ano lectivo "diferente"

Chegadas das férias de Verão, todas as crianças traziam uma história para partilhar.
 Não eram histórias de encantar, mas sim histórias tristes e preocupantes: os incêndios florestais.
Todas queriam falar sobre o assunto, umas porque tinham visto na televisão, outras porque tinham assistido ao deflagrar das chamas perto das suas habitações ou também, porque viram o helicóptero dos bombeiros sobrevoar, várias vezes, o Caramulo.
Não havia como ficar indiferente aos registos impressionantes das crianças.
Houve a necessidade imperiosa de abordar o tema numa perspectiva integradora.
Cumpre-me como Docente, contribuir para uma educação capaz de formar cidadãos decididos, reflexivos e responsáveis com o meio ambiente e incutir-lhes valores de preservação ambiental.
Estes foram os objectivos principais para a concretização de uma actividade de reciclagem de papel no Jardim de Infância do Guardão, Agrupamento de Escolas do Caramulo.
“Na educação, reside a única esperança de se evitar a total destruição da natureza”.
 Façamos por ela o tanto que ela faz por nós.
Foi precisamente com este espírito que os nossos pequenos “cavaleiros (as) de bem defender a floresta”, aprenderam a reciclar papel. À água depositada num recipiente juntaram papéis de jornal, revistas e restos de cartão, tornando-os numa pasta, depois de terem estado duas horas de molho. Após esta “operação”, a matéria sólida foi triturada por uma varinha mágica industrial.
Posto isto, amassámos a pasta, colocámo-la em caixilhos, retiramos o excesso de água e pusemos a secar ao sol (utilizamos uma fonte de calor natural).
É importante referir que, para a realização desta actividade foram utilizadas diversas atmosferas de aprendizagem e uma vasta gama de métodos educacionais, com ênfase em actividades práticas e experienciais fomentando a aquisição de competências importantes ao crescimento e desenvolvimento destas crianças.
Para terminar "assinámos" um compromisso para com a protecção do meio ambiente e sua defesa e apelamos à sociedade em geral para que evitem os incêndios florestais.
                                                    

0 comentários on " "

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário... As nossas crianças gostarão de conhecer a sua opinião... Obrigado.

 

Os Exploradores Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez